sábado, 11 de dezembro de 2010

Peça Quincas Borba

A peça de teatro dos alunos do 2ºF mais esperada do ano – ao menos, por mim.

Enquanto temos personagens envolventes e marcantes, temos atores dedicados e esforçados. Tudo para que a peça seja a melhor possível.
Com a calma e bem executada narração de Thaiz Bernardo Garcia, nos inteiramos dos próximos passos dos atores, que não deixam a desejar.
Por mais que Matheus Rezende tenha uma certa aflição ao falar para um público, ele se saiu muito bem durante os ensaios. Aliás, devemos mencionar a maldade de Mariane Ribeiro, capaz de fazer Matheus quase chorar, tudo para que a próxima cena fosse feita com mais clamor e intensidade. Na peça, não poderia ter sido melhor, apesar de ter arrancado risos da plateia com os seus bigodes que quase escondiam toda sua boca, Matheus manteve-se sério e concentrado.
Já Mariane parece ter nascido para atuar. Com as falas bem articuladas e com uma bela dicção nos leva a acreditar que estamos mesmo no teatro, onde os atores são profissionais.
Renan já possui certa seriedade que é também parte do personagem, apesar dos momentos de fúria contra Matheus nos ensaios.
Letícia Caroline apesar de toda alegria e felicidade que emana naturalmente, sua personagem é, em grande parte, fria, o que não impede que Letícia entre na personagem e se mostre profissional.
Cynthia tem certa timidez quando se trata de falar para o público, nos ensaios víamos esta tal timidez. O que na peça foi minimizado, e trouxe á tona todo esforço e dedicação de todas as personagens.
Todos de uma forma geral, tornaram-se profissionais e incorporaram de corpo e alma suas respectivas personagens.
Apesar dos momentos hilariantes do roteiro da peça, que tiraram risos de toda a plateia, até aqueles que já haviam visto aos ensaios, os atores mantiveram-se na cena, sem deixar esvair a seriedade do trabalho.

--- " ---
Encenação de Quincas Borba – Machado de Assis.
Início: 7h40min
Fim: 8h40min
Roteiro: Thaiz e Letícia.

Quincas Borba: filósofo no final da sua vida, tem um cachorro com este mesmo nome. (Renan)
Rubião: o protagonista, fiel amigo de Quincas; ingênuo; que durante a peça tem ataques de loucura. (Matheus)
Sofia: casada com Palha; gosta de ser cortejada e aproveita-se de tais cortejos. (Letícia)
Cristiano Palha: usa da beleza da esposa para sua própria ascensão social e econômica. (Renan)
Maria Benedita: simples, tímida e acanhada, prima de Sofia que veio da roça, acaba se encantando por Carlos Maria. (Cynthia)
Dona Tonica: velha solteirona, tenta se casar com Rubião, mas há um certo impedimento. (Larissa)
Teófilo: marido da Dona Fernanda. (Victor)
Mãe da Maria Benedita: tenta de tudo para que a filha case, porém, tem medo que a filha case e a deixe só. (Mariane)
Carolos Maria: jovem bonito que é chamado de traidor devido á sua aproximação de Sofia, por fim, casa-se com Maria Benedita. (Mariane)
Dona Fernanda: senhora simpática e bondosa. (Larissa)
Freitas: amigo de Rubião, representante da Elite.

Rubião vivia em Barbacena, professor numa escolha primária. Quincas logo que chega à cidade se apaixona pela irmã de Rubião, porém, não se casam, depois da morte da irmã de Rubião, os dois viram grandes amigos.
O início traz uma célebre frase de Quincas Borba: ao vencedor as batatas, seguindo sua tal filosofia.
Rubião logo se mostra um homem centrado, ouvindo atentamente as filosofias de vida de Quincas Borba.
Quincas vai para o Rio, para casa de Brás Cubas, deixando toda sua herança para Rubião, para tanto, este deveria cuidar de seu cachorro, Quincas Borba.
O casal Cristiano Palha e Sofia acabam por conhecer Rubião numa viagem de trem, onde este, ia para o Rio. Durante as conversas, Cristiano descobre toda a fortuna que guarda Rubião, a partir daí, nasce grande interesse por parte de Cristiano.
Rubião logo se encanta por Sofia, que depois torna-se sua grande paixão. Rubião logo começa a imaginar coisas: a carta que recebeu junto a uma cestinha de morangos assinada por Sofia, na verdade, fora escrita por Cristiano.
Num dos bailes, Dona Tonica conhece Rubião e logo enche-se de interesse. Porém, os olhares de Rubião eram sempre dirigidos á Sofia, o que deixa DT muito irritada.
No jardim, Rubião declara-se à Sofia, no ápice é interrompido por Teófilo. Apesar do disfarce, Teófilo percebe a tal declaração.
Sofia conta para o marido sobre a declaração á Palha. E pede que não deixe mais que Rubião entre na casa, mas, devido aos impréstimos não poderia fazer-lhe.
Palha começa a usar Sofia para que conseguisse mais dinheiro de Rubião, o que se torna viável.
Logo, chegam da roça Maria Benedita e sua mãe, tia de Sofia. Esta queria que a prima aprendesse francês, apesar da mãe dizer não ser necessário. A velha ter ataques dizendo que morrerá sozinha logo que Maria se casar.
Em outro dos bailes, Carlos Maria e Sofia dançam no salão. Apesar de ser apenas uma dança, trás sérias consequência. Primeiro para Maria Benedita, apaixonada por Carlos, vê sua chance de se casar ir embora. Depois para Rubião, que aceita dividir Sofia apenas com o marido dela, não com outro amante.
Num jantar na casa de Palha, este sugere que Rubião ainda casará com Maria, esta, por medo de perder um dos seus admiradores, não quer se aconteça.
Numa conversa com um cocheiro, descobre certas coisas sobre Carlos Maria e Sofia. Um possível, relacionamento entre os dois.
Dias depois na casa de Palha, Rubião se encontra com Sofia, que lhe conta sobre uma certa Comissão de senhoras. Palha e Sofia faziam de tudo para que tivessem status.
Mais tarde, uma carta aparece no jardim de Sofia. Endereçada a Carlos Maria, provavelmente, uma carta de amor.
Entre conversas com Doutor Camacho recebe a notícia de que seu amigo Freitas morreu.
Passam-se dias e Rubião decide ir conversar com Sofia sobre a carta. Ela se altera, Rubião havia lhe entregado a carta dirigida á Carlos Maria. Porém, pouco se importa. Afinal, porque apenas Rubião não poderia se admirar com ela como todos os outros?
Numa das conversas entre Maria Benedita e Dona Fernanda sobre o casamente da menina, a menina não quer contar sobre quem seria a paixão dela. Até que o marido de Fernanda logo diz que a moça está apaixonada por Carlos Maria.
Fernanda resolve ir falar com o primo sobre o assunto, e apesar dar desconfiânças de Carlor sobre Maria, ele começa a reparar na moça.
No aniversário de Sofia, Rubião presente-a com um colar de diamantes. Desa forma, Sofia decide ir conversar com ele sobre a carta à Carlos Maria.
Dias pessoas Maria Benedita casa-se com Carlos Maria.
Gastando dinheiro sem delongas, Rubião logo apresentava sinais de loucura e insanidade.
Palha encontra-se com Rubião e diz-lhe que deverão romper a sociedade., Palha disse-lhe que seria devido à um novo "emprego" em outro lugar. Porém, não era verdade, não havia nada disso, Palha não queria mais era dividir os lucros.
Num carro com Sofia, ele se declara, novamente. Entretanto, como se tivesse outro acesso de loucura, sai do carro desengonçado.
Rubião resolveu tratar-se, e logo mais, seus acessos de loucura começaram a diminuir. Porém numa conversa com Teófilo, tem outro acesso de loucura.
“Louco! Louco!”, gritam para ele.
Palha e Sofia começaram a ajudar Rubião à pagar os custos para que retornasse a sobriedade. Palha empresta-lhe dinheiro, e pede que nunca mais o procure.
Dias depois, Rubião foge com o cão para Barbacena.
No entanto, Rubião tem um novo acesso de loucura. Com isso Quincas Borba, o cachorro, foge deixando Rubião morrer sozinho.
“Ao vencedor as batatas”, a última frase de Rubião e da peça.



Isso foi só uma coisa que eu escrevi sobre o pessoal que fez a peça. Espero que gostem, espero mais ainda que tenham gostado da peça, porque eu , como dá para perceber, adorei.
Parabéns! ;D

Nenhum comentário: